FRENTES ANTIGAS

Conheça aqui algumas das frentes que já passaram pelo PET em educação popular. Os resultados obtidos são construções e dinâmicas de um grupo crítico, atuando dentro e fora da universidade em frentes de trabalho envolvidas com diversos segmentos da sociedade na Baixada Santista:

  • CURSINHO POPULAR CARDUME: Têm possibilitado o ingresso de jovens e adultos nas Universidades Públicas e em Programas de bolsas em Universidades particulares através do ENEM, e tem estimulado a construção crítica do conhecimento e o acesso aos diversos direitos.
  • FRENTE CONCRETUDE: Através de rodas de conversas, promove diálogos com adolescentes secundaristas abordando temas referentes às suas subjetividades e a realidade em geral na constituição da sua identidade e definição de suas trajetórias educativas.
  • FRENTE CORPO, CULTURA E COMUNICAÇÃO: Foi responsável pela divulgação dos trabalhos construídos pelo grupo através de diversas mídias, como Blogs, folhetins e redes sociais. Além disso, realizou rodas de conversas, teatro, fórum, oficinas e exposições abordando a questão do corpo socialmente construído e a diversidade de gênero.
  • FRENTE EDUCAÇÃO PRISIONAL E GÊNERO: Buscou trabalhar com as mulheres em situação de cárcere da cidade de Santos, assim como com os/as que trabalham nos presídios, entendo a situação e a relação que estes têm com as encarceradas, com a prefeitura e o Estado, e toda a ideologia que permeia estes sujeitos. No ano de 2010 realizou sistematização das redações do Concurso "Escrevendo a Liberdade", realizado com presidiários de diversas localidades, tendo também participado da construção do seminário "Encarceramento em massa: símbolo do Estado Penal", do Tribunal Popular: O Estado no banco dos Réus.
  • FRENTE JUVENTUDE, IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: Realizou atividades formativas em educação popular com jovens de escolas municipais da cidade de Santos. Em 2011, pôde trabalhar com a EMEF Cidade de Santos (9º ano) e EMEF Leonardo Nunes (8ª série). A frente se dividiu em dois grupos para trabalhar com uma turma de cada escola, tendo a segunda escola a peculiaridade de trabalhar com uma sala de jovens matriculados no EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
  • FRENTE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: Desenvolveu ações junto aos sujeitos portadores do vírus HIV em tratamento na SECASA - Seção Casa de Apoio e Solidariedade ao Paciente com Aids/Santos. Participação e Fortalecimento do Fórum Popular de Saúde da Baixada.
  • FRENTE EDUCAÇÃO POPULAR E JUVENTUDE: Realiza atividades formativas lúdicas nos espaços públicos e na Universidade para abordar a temática juventude e os direitos humanos numa perspectiva de classe, gênero e etnia. 
  • FRENTE EDUCAÇÃO POPULAR, CORPO, CULTURA E COMUNICAÇÃO: Realizou atividades formativas e intervenções nos espaços públicos e na Universidade para provocar reflexões sobre os direitos humanos, corpo e cultura. 
  • FRENTE EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITO A EDUCAÇÃO: Atuou no cursinho popular na Unifesp, com aulas de redação e ciências humanas pautadas na concepção de educação popular.
  • FRENTE EDUCAÇÃO POPULAR E COMUNICAÇÃO: Elaboração de mídias e meios alternativos para divulgação, informação, sistematização e articulação de experiências na perspectiva da educação popular.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação Popular?

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E ANIVERSÁRIO DO PET

Lista de Cursinhos Populares do Estado de São Paulo